terça-feira, 31 de maio de 2011

Por que usar o Guia Investigando a Biodiversidade?

Além do acesso às 133 páginas do Guia Investigando a Biodiversidade, neste Blog será possível tomar contato com o conteúdo resumido do Guia, o qual passamos a publicar semanalmente em linguagem simples e direta como novo estímulo aos educadores.


Mas antes de mergulharmos no conteúdo, vamos desvendar o porquê da realização desse guia e quais os melhores caminhos para o aprendizado de seu conteúdo.

Traduzido da versão americana “Exploring Biodiversity”, o guia brasileiro é um material paradidático adaptado à nossa realidade, com novas informações e curiosidades para que cada comunidade descubra mais sobre seu endereço ecológico. Dos micro-organismos às árvores mais altas, dos seres do fundo dos oceanos aos que vivem nos lugares mais altos da Terra, dos pequenos habitats ao conjunto dos ecossistemas e até às diferentes culturas humanas, a biodiversidade está por todos os cantos!

Por que então, se fazemos parte dessa teia de vida, deixamos de perceber sua conexão com nossa existência? Ligamos uma espécie de “piloto automático” em nossas vidas, com o qual sobrevivemos sem refletir “como”, “de onde” e “do que” sobrevivemos.

Presisamos desenvolver assim, uma cidadania informada e motivada, que entenda o que é e porque a biodiversidade é importante. Pessoas com habilidades e criatividade para enfrentar o desafio de proteger esse patrimônio natural, motivando os outros a fazerem o mesmo. E a educação é com certeza a palavra-mestra nesse objetivo.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Investigando a Biodiversidade atinge público de 650 professores e ganha blog




 
Material produzido pela Conservação Internacional (CI), Instituto Supereco e WWF-Brasil comemora um ano na semana do Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio) com lançamento deste Blog 

         Há um ano as ONGs Conservação Internacional (CI), Instituto Supereco e WWF-Brasil lançavam o Guia Investigando a Biodiversidade, uma publicação inédita no Brasil que visa apoiar educadores na sala de aula. Em 134 páginas, traz informações e atividades pedagógicas para auxiliar a inserção da temática biodiversidade na prática educativa.  Desde então, cerca de 650 professores e educadores já passaram por oficinas inspiradas na publicação, em realidades tão diversas como a de São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Pacajus (CE), Feira de Santana (BA) ou a pequena cidade de Apiacás (MT).

         Em todos os casos, o principal marco das oficinas está na facilidade com que o tema biodiversidade vem se inserindo no cotidiano de professores e alunos, resultando em boas práticas pedagógicas a serem replicadas nos vários cantos do Brasil. Por esse potencial, as entidades lançam hoje (18 de maio) o Blog da iniciativa.

          “A ideia é formar uma grande rede de educadores do Brasil, interagindo pela biodiversidade e contando suas boas práticas por meio do blog, e inspirando assim mais pesquisadores, educadores e conservacionistas”, expressa a coordenadora do Instituto Supereco, Andrée Vieira. Além da linguagem lúdica e atraente direcionada à sensibilização ambiental, os conteúdos tratam da biodiversidade não só como a variedade de vida na Terra, mas como a dinâmica que ela promove ao nosso redor, permitindo a compreensão das complexas interações existentes entre todas as formas de vida e o nosso cotidiano, como os serviços ambientais que ela oferece.

         Sessenta e um profissionais da rede pública de ensino de Campo Grande (MS) e tutores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul participaram este ano de uma das oficinas do Instituto Supereco, por iniciativa do Programa Pantanal do WWF-Brasil. Após a sensibilização, em atividades como o Mosaico da Sustentabilidade, os professores se mostraram motivados para organizar as aulas a partir de temas transversais como “padrões de consumo” ou “uso sustentável dos recursos naturais”.

         “O maior retorno após as oficinas é ver os professores se sentindo parte integrante da biodiversidade e não simples observadores. Conseguimos ir além da linguagem científica e aterrizar no território, respeitando o cenário de cada bioma e de quem dá a aula. Trata-se de um material transformador, adaptado de forma brilhante pelo Instituto Supereco, CI-Brasil e WWF-Brasil para a realidade brasileira”, expressa Bruno Reis, técnico do Programa Educação para Sociedades Sustentáveis do WWF-Brasil. Ele já conduziu oficinas em Unidades de Conservação como a Estação Ecológica Águas Emendadas (DF) até oficinas em pequenas cidades como Reserva do Cabaçal, Apiacás e Colniza (todas no Mato Grosso).

         Na visão do diretor de Política Ambiental da CI-Brasil, Paulo Gustavo Prado, será somente por meio do conhecimento sobre a importância social e econômica da biodiversidade que as futuras gerações poderão manter e adequar o Brasil rumo ao desenvolvimento sustentável. “Em um país megadiverso como o nosso, o Guia tem um grande potencial e desafio, que é o de despertar a atenção, o cuidado e a compreensão acerca desse enorme ativo que é a riqueza natural brasileira”.

         O Instituto Supereco também já promoveu oficinas no Colégio Guilherme Dumont Villares, em São Paulo, e junto a 235 educadores do Programa Rigesa de Educação Ambiental. “São conteúdos que permitem a construção do aprendizado de forma vivencial, coletiva e reflexiva”, afirma a coordenadora do Instituto Supereco, Andrée Vieira.

No mês de junho, estão previstas ainda oficinas em municípios do oeste baiano, a serem promovidas pela CI-Brasil.