segunda-feira, 4 de julho de 2011

No ritmo das águas

Uma incrível variedade de seres vivos habita ambientes aquáticos como lagos, rios, oceanos e áreas úmidas, e num único recife de coral podem ser encontradas mais de 3 mil espécies de peixes e invertebrados, como uma floresta tropical dos mares.


No Brasil, a região de Abrolhos abriga a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul, e por sua riqueza natural e relação com as comunidades costeiras conta com o primeiro parque marinho do país e ações como a do Projeto Abrolhos, que integra pesquisa, educação e ações sustentáveis.

No universo das águas, os mangues também resguardam valiosas relações, sendo berçários de diversas espécies, responsáveis pelo controle das marés e pela purificação da água. Na fauna do manguezal, destacam-se caranguejos, ostras, mexilhões e outros que se alimentam filtrando a água.

E em nosso país também está a maior planície inundável do planeta, o Pantanal, considerado uma das 37 últimas Grandes Regiões Naturais da Terra, com área total de 210 mil km2 (no Brasil, Bolívia e Paraguai). Além da singular beleza de suas paisagens e o regime anual de inundações, sua importância está na proteção de inúmeras espécies ameaçadas de extinção.

Seguir o ritmo das águas e compreender a importância deste recurso deve ser um compromisso de todos, ainda mais quando sabemos que o Brasil possui cerca de 12% da reserva de água doce do planeta!