sexta-feira, 22 de junho de 2012

Plano Estratégico para a Biodiversidade 2011-2020 é lançado na Rio+20


O Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD) lançou hoje (15/06) o Plano Estratégico para a Biodiversidade 2011-2020. O Painel das Nações Unidas – com o lema “Viver em Harmonia com a Natureza” – busca estabelecer ações concretas para deter a perda da biodiversidade planetária.
O documento destaca que o principal objetivo é “tomar medidas eficazes e urgentes para travar a perda da biodiversidade, a fim de garantir que, até 2020, os ecossistemas continuem resistentes, fornecendo os serviços essenciais, garantindo assim a variedade do planeta e contribuindo para o bem-estar humano e a erradicação da pobreza”.
Os princípios do Plano Estratégico são as Metas de Aichi, desenvolvidas pela CBD no ano passado em Nagoya, no Japão. Segundo o Secretário Executivo do CBD, Braulio Ferreira de Souza Dias, as Metas de Aichi são extremamente importantes para reduzir os danos e a perda da biodiversidade e devem ser a base para que o desenvolvimento se adapte às necessidades do meio ambiente. Elas enfatizam questões de saúde, segurança alimentar e conservação das águas.
As Nações Unidas estabeleceram 2011-2020 como a Década da Biodiversidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário