terça-feira, 31 de maio de 2011

Por que usar o Guia Investigando a Biodiversidade?

Além do acesso às 133 páginas do Guia Investigando a Biodiversidade, neste Blog será possível tomar contato com o conteúdo resumido do Guia, o qual passamos a publicar semanalmente em linguagem simples e direta como novo estímulo aos educadores.


Mas antes de mergulharmos no conteúdo, vamos desvendar o porquê da realização desse guia e quais os melhores caminhos para o aprendizado de seu conteúdo.

Traduzido da versão americana “Exploring Biodiversity”, o guia brasileiro é um material paradidático adaptado à nossa realidade, com novas informações e curiosidades para que cada comunidade descubra mais sobre seu endereço ecológico. Dos micro-organismos às árvores mais altas, dos seres do fundo dos oceanos aos que vivem nos lugares mais altos da Terra, dos pequenos habitats ao conjunto dos ecossistemas e até às diferentes culturas humanas, a biodiversidade está por todos os cantos!

Por que então, se fazemos parte dessa teia de vida, deixamos de perceber sua conexão com nossa existência? Ligamos uma espécie de “piloto automático” em nossas vidas, com o qual sobrevivemos sem refletir “como”, “de onde” e “do que” sobrevivemos.

Presisamos desenvolver assim, uma cidadania informada e motivada, que entenda o que é e porque a biodiversidade é importante. Pessoas com habilidades e criatividade para enfrentar o desafio de proteger esse patrimônio natural, motivando os outros a fazerem o mesmo. E a educação é com certeza a palavra-mestra nesse objetivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário