quarta-feira, 1 de junho de 2011

Como ler os textos do Guia?

Formadores de opinião essenciais no despertar do interesse em crianças e jovens, os educadores influenciam na mobilização deste público para atuar na solução de problemas na comunidade. Potencializam seu interesse em agir no local onde vivem, ao mesmo tempo em que passam a entender melhor seu espaço local.

Ao reconhecer que os educadores não transmitem simples informações aos educandos, mas constróem conhecimentos no “compartilhar” da aprendizagem, o Guia Investigando a Biodiversidade considera etapas importante neste processo: o despertar da atenção dos alunos de forma sensível e lúdica por meio da sensibilização; a descoberta do conhecimento pela curiosidade de saber mais através da investigação; o desenvolvimento de atitudes com criatividade, transformando o pensamento em ação; praticar a cidadania para efetivar as soluções por meio da mobilização, envolvendo outras pessoas.

Com essa visão, os conteúdos apresentados no Blog podem ser lidos com meios de instigar a investigação e a discussão dos temas ambientais. São indicados para crianças e jovens de 11 a 14 anos, embora as atividades possam ser adaptadas para grupos mais novos ou mais maduros. Apesar da forte inserção no ensino formal, o material também serve de apoio a grupos comunitários atendidos em museus, zoológicos, Unidades de Conservação e programas de educação ambiental no espaço não formal.

Por fim, vale lembrar que o desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas é essencial para a conservação da biodiversidade, podendo ser estimuladas com questionamentos sobre “como e por que fazemos determinadas coisas”, “como podemos fazê-las de maneira diferente” ou “como promover mudanças positivas”.

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