sexta-feira, 22 de junho de 2012

Investigando a Biodiversidade é tema de oficina no Planetário da Gávea


Cerca de 80 pessoas participam do evento promovido pelo Instituto Supereco e WWF-Brasil

O Instituto Supereco e o WWF-Brasil, em evento paralelo a Rio +20, promovem hoje (22/06), das 8hs às 18hs, no Planetário do Rio de Janeiro (Rua Vice Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea), a oficina de sensibilização Investigando a Biodiversidade.

O evento reunirá cerca de 80 pessoas entre Coordenadores e Gestores de Universidades, monitores do Planetário da Gávea, Educadores de diversas escolas do Estado do Rio de Janeiro, população indígena do Chile, Catadores do projeto Reciclando – desenvolvido em parceria com a WWF-Brasil e com o MNCR, apoiado pela Fundação Banco do Brasil e pela Agência Nacional de Águas.

Segundo a coordenadora geral do Instituto Supereco, Andrée de Ridder Vieira, o objetivo da oficina é sensibilizar os participantes sobre a importância da biodiversidade, suas ameaças e potencialidades. Também pretende formar multiplicadores de educação ambiental com foco em biodiversidade, conservação e sustentabilidade, com processos metodológicos atraentes e eficientes, para atuarem em seus espaços formais e comunitários.

As atividades desenvolvidas durante a oficina estarão alinhadas com todos os temas debatidos na RIO+20, e abordarão a importância do comportamento humano para fazer a diferença em todos os ambientes.

Os organizadores também têm como meta estimular soluções inovadoras que integrem pesquisa, educação, tecnologia e conservação e iniciar um diálogo sobre os passos para o período pós Rio+20.
O conteúdo da oficina é baseado no livro “Investigando a biodiversidade: guia de apoio aos educadores do Brasil”, lançado em 2010, pela Conservação Internacional, WWF-Brasil e Instituto Supereco. O material traduz as complexas relações do mundo natural para informações simples e relacionadas ao nosso cotidiano. 

A oficina conta com dinâmicas intercaladas à transmissão de conteúdo, que abordam temas como: os processos fundamentais da educação ambiental, a relação entre água e floresta, o Cerrado como hotspot, os serviços ambientais da biodiversidade.

Além disso, o WWF- Brasil abordará a questão da Pegada Ecológica, fazendo uma reflexão sobre como estamos caminhando em relação ao uso excessivo de recursos naturais, o consumismo exagerado, a degradação ambiental e a grande quantidade de resíduos gerados. 

Lançamento do guia de práticas sustentáveis

Durante o evento, será lançado pelo WWF-Brasil, um guia de bolso de práticas sustentáveis. Segundo o coordenador da organização, Fábio Cidrin, o guia ensina as pessoas a gerarem menos resíduos no dia a dia e a optarem por produtos que possam ser reutilizáveis.

Parcerias:

RIO+20 e você!, Instituto Humanitare, Fundação Planetário, GEMA, Escola Bosque, Colégio Guilherme Dumont Villares, Programa Agua Brasil, WWF-Brasil, ANA, Fundação Banco do Brasil e Ministério  do Meio Ambiente. 


-- 

1 comentário:

  1. Participei e foi maravilhoso.Abriu-se um leque de ideias para trabalhar a biodiversidade em sala de aula.
    Sou Professora de uma turma do acelera Brasil (Instituto Ayrton Senna) numa escola da prefeitura de Saquarema. A equipe Supereco está de parabéns.

    ResponderEliminar