segunda-feira, 27 de junho de 2011

As conexões da teia

As conexões que existem na biodiversidade também ocorrem entre as espécies e indivíduos, e são uma importante parte da biodiversidade. A fascinante relação entre algumas plantas e seus polinizadores revela segredos sobre essa interdependência.


Um exemplo são as orquídeas de diferentes formas e cores que variam de acordo com a espécie que as poliniza: mariposas com longas línguas preferem visitar flores brancas, enquanto beija-flores gostam de cores vibrantes e flores tubulares que acompanham o formato de seu bico.

Já as bromélias são verdadeiros brejos suspensos no ar, pois acumulam água e matéria-orgânica e tornam-se o hábitat de algas, insetos, rãs e sapos.

Aliás, espécies como as castanheiras, da Amazônia, orquídeas e certas abelhas polinizadoras, possuem relações mais íntimas do que imaginamos. Cientistas do Jardim Botânico de Kew, na Inglaterra, descobriram que o macho de uma espécie de abelha busca o perfume de uma orquídea que se fixa nas castanheiras, para sua reprodução. Com o desmatamento, não só as castanheiras correm risco, mas também as orquídeas e, portanto, as abelhas que as polinizam.

Cada espécie desempenha funções específicas para o complexo e delicado equilíbrio de todo o ecossistema! E estamos apenas começando a descobrir suas notáveis interações...

Sem comentários:

Enviar um comentário