segunda-feira, 6 de junho de 2011

O que é Biodiversidade

Enquanto você lê este Blog, milhares de seres vivos estão se manifestando no planeta, com um jeito especial e diferente de viver. Falar em biodiversidade significa considerar que cada ser é único e fundamental para o equilíbrio de todos os outros seres vivos. E a riqueza de vida na Terra é tanta que os cientistas não têm condições de saber com exatidão quantos tipos de organismos existem.


Até agora, já foram identificados mais de 1,7 milhões de espécies, entre 300 mil de plantas, 1 milhão de insetos, 25 mil de peixes... e ainda há milhões a serem descobertas, principalmente micro-organismos como bactérias e protozoários, e invertebrados como insetos e moluscos.

Mas a biodiversidade não está limitada só aos seres vivos, estendendo-se à variedade do ambiente em que eles vivem, como as savanas, florestas, recifes de corais e mangues, até a diversidade genética que permite a cada ser manifestar suas particularidades.

Assim, podemos dividir a biodiversidade em três níveis, que em conjunto sustentam as conexões que garantem a vida na Terra:

A diversidade genética: a variação dos genes dentro das espécies que garante sua sobrevivência. Por exmeplo, quando a população de uma espécie fica muito reduzida a um local, os indivíduos começam a cruzar entre si e, enfraquecendo a diversidade genética, podem até desaparecer.

A diversidade de espécies: a variedade de espécies dentro de uma região, ou seja, a riqueza de espécies e sua estreita relação entre si.

A diversidade de ecossistemas: a variedade de áreas que abriga a vida de determinadas espécies e grupos em função de suas características ambientais. Você sabia, por exemplo, que o Brasil está na lista dos países megadiversos, justamente pela variedade de ecossistemas que possui? É como se nosso país fosse uma grande aquarela de múltiplas cores e formas.

E não esqueçamos da sociodiversidade, aquela diversidade cultural da espécie humana, cujas expressões estão refletidas na variedade de crenças, linguagens, práticas de manejo da terra, arte e economia.

Sem comentários:

Enviar um comentário